ATIVIDADES DA FCK -

ATIVIDADES DA FCK

Os exames de faixas inferiores (KYU) na FCK

As academias têm autonomia para realizar os exames de faixa até a faixa marrom, sob uma banca examinadora composta de, no mínimo, 4 DANS e que esteja presente o responsável técnico que é, no mínimo, 3º DAN-CBK. A banca examinadora cumprindo esta norma, poderá colocar qualquer número de faixas pretas em sua formação. Na FCK, o registro da faixa, a expedição do certificado e da carteira de kyu custa 8,5% do Salário Mínimo vigente. Porém as taxas de exame são de responsabilidade das Academias.

O exame de faixa PRETA

O exame de Faixa Preta é realizado pela CBK e esta nomeia seus representantes. No Ceará, a Banca Examinadora é composta pelos representantes da CBK e os 3º DANS em diante da FCK que pretenderem participar. Antes de cada exame acontecem cursos de preparação para faixa preta com as disciplinas: Anatomia, Primeiros Socorros, Didática, Organização Desportiva, Nutrição de Atleta, Histórico do Karate, Filosofia, Qualidades Físicas, Recreação e Arbitragem. No dia do exame acontece o teste físico, teste escrito com conteúdo dos cursos e o teste técnico de karate.

Currículo na FCK

O currículo pontuável para exame de faixa Preta é composto das participações dos dois anos que antecede à data do exame. Sendo opcional para os candidatos a 1º DAN e obrigatório para os outros graus.

Promoção de Grau na FCK

O faixa Preta de 1º Dan em diante inscrito para exame de Grau poderá solicitar promoção de Grau se: 1-cumprir as exigência da CLK de idade, 2 - tiver o dobro do tempo de interstício, 3 - tiver somado uma pontuação no Grau atual de: 1º dan 60 pts, 2ºdan 90 pts, 3º dan 120 pts, 4º dan 150 pts, 5º dan 180 pts, 6º dan 210 pts. Para esta pontuação cada participação vale 1 (um) ponto.

Competições

Anualmente, a FCK realiza e organiza cerca de 35 competições, sendo de caráter opcional, portanto, não obrigatória aos praticantes. No entanto, o incentivo à participação visa socializar e fazer com que os praticantes tenham um momento de teste das técnicas aprendidas, assim como uma vivência esportiva da modalidade. O calendário das competições é organizado anualmente e divulgado para as academias através do Karate News e do site – www.karateoficialceara.xpg.com.br . Nas competições são cobradas as inscrições para custear as despesas do evento como: premiação, arbitragem, material de expediente, transporte e alimentação de organizadores e árbitros e cartazes de divulgação.

O regulamento das competições é comunicado às academias no inicio do ano, antes do primeiro evento, portanto, é de responsabilidade dos professores informarem aos seus alunos o regulamento das competições antecipadamente. Protetores de uso individual são de responsabilidade dos praticantes.

RCK – Ranking Cearense de Karate

É um arquivo acumulativo de resultados com pontuação específica para cada competição, mantido pela FCK e divulgado anualmente como indicador dos atletas que integraram a seleção estadual.

Atleta nota 10 na escola– inscrição GRATIS nas competições

Entendendo que o karate é uma via da educação, a FCK concede 100% de desconto para os atletas com nota 10 em todas as disciplinas da escola. Ex.: nota 10 no 1º bimestre; o atleta ganha 100% no 2º bimestre, nota 10 no 2º bimestre; o atleta ganha 100% no 3ºbimestre, nota 10 no 3º bimestre; o atleta ganha 100% no 4º bimestre, nota 10 no 4º bimestre; o atleta ganha 100% no 1º bimestre do ano seguinte.

Arbitragem na FCK

A formação de árbitros da FCK acontece a partir da faixa marrom. O candidato a árbitro deve participar de, pelo menos, cinco avaliações práticas em competição, sob a supervisão de um árbitro. Por cada participação lhe será atribuída uma nota. Caso o candidato participe de mais de 5 competições, serão aproveitadas para avaliação as cinco melhores notas, que serão somadas à nota da prova escrita. Somadas as 6 notas, divide-se por 6 e se obtém a média que classifica o árbitro. A média de classificação do árbitro poderá ser usada no exame de Faixa Preta. O árbitro com classificação passa a ser remunerado e escalado para as competições. Mesmo depois de classificado o árbitro continuará sendo avaliado em todas as competições para as mudanças de categoria.

A filiação ou vinculação

Vinculação é um vínculo temporário anual pelo qual uma academia ou associação se liga a FCK e passa a participar de todos os eventos da FCK, ficando apenas sem o direito de participar (votar) nas assembléias gerais, por não terem personalidade jurídica definida. A academia ou associação vinculada paga uma anuidade de 1 salário mínimo, dividido em 12 parcelas. Sendo que, a cada participação em uma competição, a academia ganha a quitação de uma parcela, ou seja, se participar de 12 competições no ano, não pagará anuidade.

Filiação é o vínculo a uma entidade com personalidade jurídica definida e que paga uma jóia de filiação (no valor do patrimônio da FCK / pelo número de filiadas ), parcelado em até 24 meses. A anuidade tem a mesma forma de pagamento da Vinculada e passa a participar de todos os eventos da FCK, inclusive com direito a voto nas assembléias gerais.

Sua Nota Vale Dinheiro

Na FCK você pode trocar notas e cupons fiscais por inscrições em competição ou materiais para a pratica do karate (faixas, protetores, kimonos). Isto ocorre por conta de parceria da FCK com a Secretária da Fazenda e Secretaria do Esporte.

Prestação de contas

Anualmente na assembléia geral é prestado contas das receitas e despesas da FCK para todos os filiados.

KARATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

O projeto“KARATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA”, iniciativa da FCK, objetiva capacitar novos profissionais de karate em um ambiente formador de profissionais de Educação Física (IES). O projeto será realizado através de um curso modulado, com aulas programadas, que objetivará o desenvolvimento de conhecimentos de caráter técnico, científico, pedagógica e cultural específico de karate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário